No Poo: Conheça a Técnica, Dicas de Produtos e Como Fazer

A técnica no poo pode causar estranhamento à primeira vista, mas é uma das melhores maneiras de limpar os cabelos. É que o no poo (significa “sem shampoo”) é um método que higieniza os fios sem ingredientes surfactantes, como o famoso Lauril Sulfato de Sódio, presente na maioria dos produtos capilares.



No Poo

No Poo

Mas você deve estar se perguntando como limpar as madeixas sem shampoo, não é mesmo? Uma forma de fazer isso é com o co-wash (lavagem com condicionador), uma técnica onde produtos sem petrolatos e parabenos são usados nos fios.

Descubra neste post tudo o que você precisa saber sobre no poo e os melhores produtos para iniciar a técnica.



Sobre o No Poo

“No” significa “sem” e “poo” é “shampoo”. Resumindo, no poo é a técnica de lavagem de cabelos sem ingredientes agressivos, como petrolatos, parabenos e silicones insolúveis em água.

O método surgiu para salvar os cabelos cacheados, crespos e encaracolados que, diferente dos lisos, não conseguem levar a oleosidade natural do couro cabeludo até as pontas. Como resultado, esses cabelos ressecam e ganham frizz.

Uma forma de acabar com esse problema é usar leave-in ou condicionadores que prometem ajudar, mas, na maioria dos casos só piora, causando acúmulos nas madeixas e evitando que os nutrientes de verdade penetrem nos fios. Isso acontece porque tais produtos, como leave-in e máscara possuem parabenos ou petrolatos em suas composições.

 

Antes e depois do No Poo.

Antes e depois do No Poo.

Para driblar esses danos, as pessoas utilizam shampoos com Lauril Sulfato de Sódio, um forte agente de limpeza que nada contribui para quem tem cachos.

Mas ele não é para limpar a sujeira dos cabelos?

Sim, mas o agente surfactante remove toda a oleosidade que as cacheadas quase não possuem, provocando ressecamento.

O no poo, portanto, se utiliza de produtos capilares sem substâncias consideradas proibidas para a técnica. O método também pode ser usado pelas lisas, afinal, tudo que for para deixar os fios saudáveis está valendo!

Abaixo você pode conferir uma lista de proibidões, e assim, evitar o uso.

Lista de produtos proibidos para No Poo

Silicones insolúveis Petrolatos Parabenos
Amodimethicone

Cetearyl methicone

Cetyl Dimethicone

Cyclomethicone

Cyclopentasiloxane

Dimethicone (presente na maioria dos cosméticos)

Dimethiconol

Dimethicone Crosspolymer

Vinyl Dimethicone Crosspolymer

Vinyl Dimethicone

Methicone Silsesquioxane Crosspolymer

Cetearyl Methicone

Cetyl Dimethicone

Behenoxy Dimethicone

Stearoxy Dimethicone

Stearyl Dimethicone

Trimethylsilylamodimethicone

Simethicone

Polydimethylsiloxane

Methicone

Phenyl Trimethicone

Dimethylpolysiloxane

Bis-Aminopropyl Dimethicone

Propoxytetramethyl piperidinyl dimethicone (PTMPD)

Óleo Mineral/Mineral Oil

Parafina Líquida/Paraffinum Liquidum

Isoparafina/Isoparafin

Petrolato/Petrolatum

Vaselina/Vaselin

Dodecano/Dodeceno

Isododecano/Isododeceno

Alcano/Alkane

Hidrogenated polysobutene

Methylparaben

Butylparaben



Propylparaben

Etylparaben

 

 

 



 

 


Como fazer o No Poo?

Para começar a seguir a técnica no poo, você vai precisar dessas instruções:

Ok!! 

  • Higienize tudo que você usa no cabelo, como as presilhas, pentes, rabicós, etc;
  • Lave os cabelos com um shampoo que contenha sulfato, mas sem petrolatos e parabenos, viu? Dessa forma, você remove qualquer resíduo de derivado de petróleo (petrolato), conservantes químicos (parabenos) ou silicones insolúveis;
  • Finalize a lavagem com um condicionador liberado para a técnica (isto é, sem os proibidões), e enxágue.
  • Pronto! Seus cabelos já podem conhecer o no poo a partir de agora!

Produtos liberados para No Poo

Não sabe por onde começar e tem receio de comprar um produto com componentes agressivos? Não se preocupe! A gente selecionou uma lista de produtos liberados para no poo.

São cremes, finalizadores e day after (para usar no dia seguinte) e que são perfeitos para manter os cabelos macios e saudáveis de verdade.

5 produtos com a proposta No Poo

Produtos liberados No Poo

1. Yamasterol queratina, Yamá.

Quem já faz no poo há algum tempo deve ter ouvido falar horrores do Yamasterol, não é? O creme multifuncional Queratina é um tratamento completo para todo tipo de cabelo, dos secos aos quimicamente tratados. Você pode usá-lo na hidratação de fios pós-piscina e mar. Muito bom, não é?

2. Hidratação Instantânea Oro Argan, Bioderm.

As cacheadas e crespas quando ouvem falar em produtinhos 100% puro de algum ingrediente, já anima, né? O creme de Hidratação Instantânea Oro Argan é desse jeitinho. Ele possui óleo 100% puro de Argan e consegue reparar os fios sem deixar aquela aparência pesada.

 ✓  Confira também:

3. Morte Súbita, Lola Cosmetics.

O nome assusta, mas somente para cabelos danificados, viu? O creme Morte Súbita da Lola Cosmetic foi desenvolvido para um tratamento luxuoso das madeixas. Ele é excelente para quem faz química, pois possui uma fórmula de ingredientes ativos que restaura a barreira de hidratação natural dos fios.

4. Spray BFF das Mechas Comigo Ninguém Pode, Lola Cosmetics.

Seus cabelos demoram a secar e sofrem com os processos químicos? BFF neles! A linha Comigo Ninguém Pode Spray BFF é um acelerador de secagem e protetor de mechas coloridas ou naturais. Além disso, mantém a escova por mais tempo. Tudo de bom, não?

5. Leave-in Fixação da Cor, Surya Brasil.

Que tal um tratamento restaurador de cabelos tingidos, fecha as pontas duplas, proporciona brilho, vitalidade, e tudo isso sendo um produto rico em ingredientes naturais, como Buriti e frutas da Amazônia? O Leave-in Fixação da Cor, da Surya Brasil é assim. Componentes naturais para um cabelo no poo se manter sempre saudável.


O que é co-wash No Poo?

O co-wash utiliza um condicionador que contém o Cocamidopropyl Betaine em sua fórmula, contribuindo para uma limpeza mais suave.

Há pessoas, por exemplo, que usam condicionadores liberados, mas não específicos para co-wash no poo. Ou alterna entre agentes limpantes suaves e condicionadores liberados. Vale ressaltar, no entanto, que quanto mais produtos específicos para a técnica, melhor será o resultado.


Produtos para co-wash

Na hora de escolher o condicionador para co-wash sempre surge a dúvida: mas será que esse é para no poo mesmo?

A dúvida é comum, mas saiba que muitas marcas já deixam bem claro em seu rótulo que tal produtinho é específico para a técnica sem shampoo. Confira no vídeo da Prada Porter os selecionados para co-wash!

 

E aí, já sabe qual desses cremes e finalizadores para no poo escolher? Então, opte por aquele que caiba em seu orçamento ou tenha características que satisfaça seu gosto, como textura e cheiro.

Recomendados Para Você:

Adicionar Comentário