Como Fazer Transição Capilar: Guia Completo! Cronograma Capilar

Ainda não sabe como fazer transição capilar? Realmente este processo é muito importante e precisa ser realizado de forma responsável. O primeiro passo de como fazer transição capilar é abolir todo e qualquer uso de produtos químicos. Saiba como fazer, quais os passos seguintes e os produtos ideais para cuidar dos seus fios.



Como Fazer Transição Capilar

Como Fazer Transição Capilar

O que é a transição capilar?

Afinal, o que é e o que significa aderir a transição capilar? Bom, esse processo é muito usado pelas mulheres que desejam finalmente usar seus fios naturais. O que na maioria da vezes representa fios ondulados, cacheados e crespos.

O que é a transição capilar?



Por conta de uma cultura muito chata (e preconceituosa!) de que o cabelo afro é algo ruim, milhares de pessoas passaram a esconder sua identidade capilar real. Isto é, aqueles fiozinhos mais crespos que são super comuns.

✓ Procurando por mudanças? Então confira:

A gente sabe, o Brasil é um país de misturas e a maioria de nós tem o cabelo enrolado, principalmente por herança genética dos antepassados. Nessa linha de libertação e de amor pelo o que é, a transição capilar é muito importante.

Principalmente as mulheres têm aderido ao processo que representa: nada de progressiva, botox e qualquer tipo de alisamento. A fibra do seu cabelo agradece e você passa a conhecer algo importantíssimo: o amor próprio.

Como começar a transição capilar

Agora que você decidiu que esta é a escolha ideal para o seu cabelo e sua rotina, precisa conhecer formas de como começar a transição capilar.

✓ Conheça também:

A dica número 1 é abandonar todo e qualquer tipo de produto e instrumento que alisam os seus fios. Estamos falando daquele creme vendido no mercado que promete alinhar o cabelo até o uso diário da chapinha.

Como começar a transição capilar



No começo, como qualquer mudança, não vai ser fácil. Principalmente quando o cabelo começar a crescer. Porque a raiz vai estar enrolada e as pontas lisas. Se for possível, vá cortando suas pontinhas para que o cabelo tenha uma única linhagem.

Depois, comece a usar cremes para fios enrolados. Seja os de hidratação ou ativador de cachos. Procure sempre nutrir seus fios para que eles não ressequem. Usar acessórios como turbantes e tiaras é uma boa ideia para dar um “up” no visual novo.

Cronograma capilar para transição

Se você nunca ouviu falar de um cronograma capilar, então a gente precisa conversar muito sério. Sim, porquê esse esquema para cuidar dos seus fios são super importantes independente da textura do seu cabelo.

Por isso, o cronograma capilar para transição deve ser seu melhor amigo durante esse período. Você vai se organizar para que durante no mínimo 1 mês cuide e trate dos seu cabelo três vezes por semana.

Para cada semana uma ordem de cuidados diferentes. Siga o cronograma abaixo:

  • Semana 1: Hidratação (segunda-feira) / Hidratação (quarta-feira) / Nutrição (sexta-feira);
  • Semana 2: Hidratação (segunda-feira) / Nutrição (quarta-feira) / Reconstrução (sexta-feira);
  • Semana 3: Hidratação (segunda-feira) / Nutrição (quarta-feira) / Hidratação (sexta-feira);
  • Semana 4: Hidratação (segunda-feira) / Nutrição (quarta-feira) / Reconstrução (sexta-feira).

Olha que legal essa tabelinha para você se organizar, assinalando qual procedimento foi feito. A imagem é uma criação do portal Desventuras de uma Cacheada.

Quais produtos usar na transição capilar

Para que o resultado seja satisfatório, separamos algumas dicas de quais produtos usar na transição capilar. Esses cremes e hidratantes deve fazer parte do seu cronograma capilar, a fim de nutrir seus fios durante a mudança.

Quando estiver no mercado, farmácia ou loja de cosméticos, fique atenta aos componentes:

  • Hidratação: produtos com extratos vegetais, vitaminas e componentes detox;
  • Nutrição: produtos com óleos, como o de coco e flores;
  • Reconstrução: produtos com queratina, ceramidas e arginina.

Várias marcas têm produzido produtos específicos para essa etapa de transição. Leia o rótulo de cada um deles, e aproveite para comprar o que mais gostar.

A intenção é não deixar os cachos ressecados e sem vida, cuidando para que não fiquem oleosos ou com uma textura opaca. As dicas de produtos e marcos são do portal Cacheia!.

Recomendados Para Você:

Adicionar Comentário