Ainda não sabe como fazer cronograma capilar? Em quais dias da semana aplicar as receitas, melhores produtos e duração do processo? Então, fica tranquila que hoje você vai conhecer como fazer cronograma capilar e quais as vantagens em cuidar com tanto carinho do seu cabelo.
O que é o cronograma capilar?
Guia de Conteúdo: O que você Precisa?
O objetivo de qualquer cronograma é organizar etapas e dias para chegar a um objetivo. Com o cronograma capilar não é diferente, a ideia é montar um esquema com dias da semana para aplicação de produtos.
Hidratando, nutrindo, repondo massa e cuidando dos fios para que eles fiquem fortes. Auxiliando ainda, na raiz para que o nascimento de novos cabelos seja mais saudável.
O processo é super simples, não é caro, pois existe uma infinidade de bons produtos que podem ser usados em pequenas quantidades. E pode durar o tempo que achar melhor, apenas resgatando os fios ou cuidando para que continuem com qualidade.
✓ Saiba quais os 7 Benefícios do Óleo de Coco para o Cabelo
A principal regra é manter a organização, entender do que seu cabelo precisa e usar cremes naturais ou não, que sejam compatíveis com o seu tipo de fio. Observação é tudo nesse momento.
Produtos para o cronograma capilar
Todo mundo pode se organizar para cuidar melhor dos seus fios, independente da textura deles. Mas, para cada caso existem produtos para o cronograma capilar que são mais indicados.
Leia os rótulos com atenção, e perceba para qual finalidade cada creme é indicado. Busque por produtos que tenham composição em:
- Argan;
- Queratina;
- Arginina;
- Óleos de coco e girassol;
- Frutas como abacate e banana.
✓ Veja como fazer fitagem no cabelo cacheado
Você deve escolher três itens básicos para iniciar o cronograma, dedicados a: hidratação, nutrição e reconstrução. Algumas indicações podem ser interessantes:
Hidratação:
- Máscara capilar (aplicada entre o uso do shampoo e condicionador);
- Marcas: Dove, Elseve, Nativa Spa, Skala.
Nutrição:
- Óleos com propriedades naturais (aplicado no fio sem lavagem);
- Exemplos: coco, abacate, azeite, propriedades da manteiga.
Reconstrução:
- Suplemento capilar, máscara hidratante ou creme de pentear (aplicados de acordo com as instruções do rótulo);
- Marcas: Niely Gold, Novex, Monange, Forever Lis.
Como fazer cronograma capilar
Na montagem e organização, antes de fazer cronograma capilar é preciso identificar do que o seu cabelo mais precisa. Caso esteja sem brilho, é legal fazer uma hidratação. Ressecado e com textura grossa, invista com força na nutrição e percebendo pontas duplas e ralas faça mais dias de reconstrução.
Considerando os 7 dias da semana, escolha pelo menos três dias para iniciar o processo. Pode ser segunda, quarta e sexta, ou, domingo, terça e quinta. Enfim, com o intervalo entre uma aplicação e outra.
✓ Aprenda Como Harmonizar a Cor de Cabelo com o Tom de Pele
Para o primeiro mês é interessante fazer mais hidratações para que os fios fiquem fortes, e usar a nutrição e reconstrução como acompanhamento. Confira essas ideias de cronograma:
Passado uma mês você pode diminuir os dias da semana, de três para dois e depois ir variando conforme achar necessário. Nas primeiras quatro semanas o resultado já aparece, mas caso sinta necessidade, permaneça com as três aplicações semanais.
Por que fazer?
Afinal, por que é tão importante criar um cronograma capilar? Na verdade, esse processo é indicado para todo tipo de cabelo que sente a necessidade de ter mais saúde.
Devido a poluição, uso de chapinha e secador, lavagem incorreta e procedimentos químicos, é comum que os fios percam sua nutrição original. Por isso, cabe identificar qual a reposição necessária a fazer.
Use os produtos que sentir afinidade com o seu cabelo, com quantidade pequena e sem desperdício e aproveite a nova vida que seus fios terão.