Muitos ainda não sabem, mas o óleo de rícino é um grande aliado para o crescimento capilar. Então, se você deseja que seu cabelo cresça, vale super a pena comprá-lo e aplicá-lo no seu couro cabeludo. Além do crescimento, o óleo de rícino também oferece outros benefícios. Neste post, confira dicas infalíveis deste óleo!
O que é?
Guia de Conteúdo: O que você Precisa?
O óleo de rícino é também conhecido como óleo de mamona. O mesmo é extraído das sementes da mamona, uma espécie chamada Ricinus Communis, bastante comum aqui no Brasil.
Ele é bastante utilizado para tratar de vários problemas de saúde como caspa, atrite, prisão de ventre e promover a hidratação da pele e cabelos. Ele está presente principalmente em produtos para cabelos, acelerando ainda mais o crescimento capilar.
Para que serve o óleo de rícino?
Assim como já mencionamos anteriormente, o óleo de rícino é extraído de uma planta chamada mamona. O óleo corresponde a aproximadamente 50% do total da semente. Ele não é tóxico como as sementes de mamona.
O mesmo possui propriedades de combate a fungos e bactérias, além de analgésicas, anti-inflamatórias, antioxidante, antimicrobiana e laxante.
Este óleo é rico em ácido linoleico, vitamina E, ácidos graxos e sais minerais, por isso, é muito usado para incentivar o crescimento capilar e hidratação da pele e couro cabeludo.
Desse modo, possuindo grande poder de limpeza e hidratação da pele e couro cabeludo, por exemplo. Sendo uma das técnicas mais utilizadas de tratamento capilar junto da cauterização capilar e a hidratação com maizena que pode ser feita em casa.
A seguir, listamos os principais benefícios do uso do óleo de rícino:
- Hidratação da pele;
- Hidratação do cabelo;
- Já que é analgésico, ele diminui as dores e desconfortos causados pela artrite, artrose e gota, por exemplo;
- Ajuda no fortalecimento do couro cabelo e no crescimento dos cabelos;
- Ajuda no tratamento de doenças como dermatite seborreica;
- Combate à caspa;
- Combate acne e oleosidade;
- É um grande aliado para a regulação do intestino;
- Ajuda a combater a oleosidade excessiva do couro cabeludo.
Há também aqueles que apostam no óleo de rícino para crescimento das sobrancelhas e do cílios, fortalecimento das unhas e hidratação das cutículas. Então, vale super a pena ter um pouco desse óleo em casa!
Como usar o óleo de rícino no cabelo?
O óleo de rícino pode ser usado para diferentes finalidades, seja para o crescimento do cabelo, diminuição da oleosidade, hidratação dos fios e muito mais. Para cada uma delas, há formas ideais de aplicação. A seguir, confira como usar o óleo:
Crescimento do cabelo
- Aplique o óleo diretamente na raiz do cabelo;
- Massageie o couro cabeludo por alguns minutos;
- Deixe agir por algumas horas (no máximo 12 horas);
- Depois, basta apenas lavar o cabelo com shampoo e condicionar de sua preferência.
É indicado que você use o óleo por cerca de 3 vezes na semana.
Hidratação dos fios
- Adicione uma 1 colher de sopa do óleo de rício em 1 pote de iogurte natural;
- Aplique a mistura nos cabelos lavados e úmidos;
- Deixe agir por 20 minutos;
- Em seguida, enxague o cabelo retirando todo o produto.
✓ Veja mais dicas para tratamento capiar simples:
Para a hidratação do cabelo, você tanto pode aplicar o óleo de rícino diretamente no couro cabeludo como também colocá-lo em uma máscara de hidratação da sua preferência.
Como usar o óleo de rícino na pele?
É importante que você não use o óleo de rícino puro na pele. Sendo assim, misture o mesmo em um creme hidratante, na proporção de 1 colher (de sopa) para cada 200 mL de produto. Sempre aplique-o após a higienização da pele para garantir um melhor resultado. Quando usado, você poderá combater a pele ressecada, acne e oleosidade.