Categorias: Dicas e Tutoriais

Decapagem nos Cabelos: Como Funciona?

A decapagem nos cabelos é uma técnica utilizada para clarear os fios. Você pode fazer sozinha, em casa, se seguir todas as orientações e dicas que daremos nesse post. Quer saber tudo sobre decapagem nos cabelos? Então, está no lugar certo!

O processo de decapagem nos cabelos clareia os fios pois faz uma limpeza extremamente profunda retirando o excesso de pigmentos artificiais, geralmente proveniente de outros tonalizantes e outras colorações, e prepara os fios para a nova cor. Quando você pensar em mudar a cor dos cabelos, deve sempre se lembrar que tinta não clareia tinta, assim, se pretender aplicar uma coloração mais clara do que a atual, a decapagem nos cabelos pode ser necessária. Aproveite também para conferir um passo a passo de como fazer mechas californianas!

Decapagem nos Cabelos

Decapagem nos Cabelos: Posso Fazer Sozinha?

Guia de Conteúdo: O que você Precisa?

Sim, mas deve tomar algumas precauções. Se os fios passaram por progressiva, alguma química agressiva ou estiverem muito danificados, é recomendado procurar um profissional para fazer a decapagem nos cabelos e não correr o risco de danificá-los ainda mais.

No entanto, se os fios possuírem apenas colorações antigas, estiverem bem saudáveis e sua intenção for clarear apenas um pouco, é seguro fazer a decapagem nos cabelos sozinha.

Decapagem nos Cabelos: Métodos

Existem três métodos mais comumente utilizados para fazer decapagem nos cabelos. Vamos conhecê-los melhor a seguir.

Método 1: utilizando shampoo como base

Esse é o método menos agressivo e mais utilizado por quem faz a decapagem por conta própria. Você irá precisar de:

  • 1 medida de shampoo com sal
  • 1 medida de água oxigenada 20 ou 30 volumes (a de 20 volumes agride menos os cabelos e a de 30 volumes remove a tinta com mais eficácia – analise o que você prefere)
  • 1 medida de descolorante para cabelos

Tudo o que você precisa fazer é aplicar a mistura nos cabelos secos, mecha por mecha, como se estivesse aplicando uma coloração, e deixar agir por 30 minutos. Depois, lave os cabelos normalmente. Fique atenta para não deixar resíduos da mistura nos cabelos para não correr o risco de danificá-los.

Método 2: Dekap Color

O Dekap Color é um produto bastante conhecido por quem faz decapagem nos cabelos, já que ele foi criado justamente para tirar a tinta dos fios. A vantagem deste método é que você compra o produto pronto e simplesmente aplica nos cabelos. Ele é eficaz e não agride tanto os fios.

Método 3: Pó descolorante

Esse é o método mais eficaz, que mais clareia os fios, e é utilizado por profissionais. É, também, o método mais agressivo, e justamente por isso é a escolha dos especialistas. Recomendamos que não faça a decapagem profissional por conta própria, pois você pode causar sérios danos às madeixas, como quebrá-los, manchá-los e provocar a queda dos fios. Os itens utilizados são:

  • 1 medida de pó descolorante
  • 2 medidas de água oxigenada 40 volumes

Essa proporção 1:2 é o que pode causar tantos danos aos cabelos. O tempo de pausa nesse método é de apoximadamente 15 minutos. Algo além disso pode maximizar os danos causados pela água oxigenada.

Decapagem nos Cabelos: Conclusão

Após fazer a decapagem nos cabelos, você poderá notar que eles estão opacos e sem vida. Isso é natural. É nesse momento que você deve aplicar a nova coloração escolhida. Lembre-se: mantenha sempre seus cabelos hidratados e não queira clarear muito de uma só vez. Nesse processo, a paciência será sua melhor aliada.

Decapagem nos Cabelos: Galeria

Confira algumas fotos de cabelos decapados através de diversos métodos e inspire-se!

Últimas Notícias

  • Curso de Cabeleireiro

20 vantagens de fazer um curso de cabeleireiro online

Você sabe quais são as vantagens de fazer um curso de cabeleireiro online? Certamente em meio a tanta tecnologia você…

6 dias ago
  • Penteados

Trança Embutida 2021: Fotos, Passo a Passo e Dicas

A trança embutida 2021 é aquele penteado ideal para quem deseja um visual romântico, seja para o dia a dia ou para…

6 dias ago
  • Tingidos

Matizador: O que é, Como Usar e Para Que Serve?

Sabemos que o cabelo loiro necessita de maior atenção e cuidados. O matizador, por exemplo, é um produto que não pode faltar…

3 dias ago
  • Tingidos

Tonalizante ou Tintura: Qual é o melhor para você? Dicas

Apesar de muita gente achar que não, há uma diferença entre o tonalizante ou tintura. Ainda não sabe qual é?…

1 semana ago
  • Dicas e Tutoriais

Óleo de Rícino: Pra que Serve, Benefícios e Como Usar

Muitos ainda não sabem, mas o óleo de rícino é um grande aliado para o crescimento capilar. Então, se você deseja que…

1 semana ago
  • Dicas e Tutoriais

Hidratação com Maizena: Veja Benefícios e Receitas Caseiras

Apesar de ser um ingrediente bastante utilizado na cozinha, o amido de milho também é um produto capaz de ajudar…

6 dias ago