Você já deve ter ouvido falar em low poo, não é? A técnica de lavagem que deixa os cabelos mais saudáveis com produtos livres de sulfatos e petrolatos já conquistou as cacheadas, crespas e até as lisas. Isso porque, reduzindo os ingredientes nocivos e apostando em pouco shampoo (low poo), você obtém o resultado que sempre quis!
Mas, como saber se o produto é livre de sulfato? É muito simples! Algumas marcas são conhecidas por serem ideais para quem faz low poo, mas a gente te ensina a identificar os ingredientes nocivos à saúde do cabelo.
Então, continue neste post para conferir dicas de produtos e como realizar essa técnica que dá um banho de beleza em suas madeixas!
Guia de Conteúdo: O que você Precisa?
Trata-se de uma técnica poderosa criada pela cabeleireira inglesa Lorraine Massey, que descobriu ser o shampoo responsável por causar danos capilares.
Então eu tenho que parar de usar shampoo?
Não exatamente. Essa técnica seria No Poo (sem shampoo), que consiste em abandonar de vez o produto e substituir por outros métodos de lavagem. Já para quem não quer radicalizar, é aconselhável o low poo.
Muita gente que aderiu a esse método sabe que o shampoo comum contém sulfatos, petrolatos e parafinas que contribuem para uma limpeza profunda, porém, leva embora não só a sujeira como também a oleosidade natural do cabelo.
Por isso, a técnica low poo é tão importante para manter suas madeixas saudáveis, fortes e incríveis, porque é utilizado pouco (Low) shampoo (Poo), ou seja as substâncias são livres de ingredientes agressivos. Aah, melhore também seu cabelo com dicas de cortes para cabelos cacheados 2020!
Quando a gente olha o rótulo do produto (você costuma olhar o rótulo do produto?) encontra nomes que nem sempre conseguimos pronunciar, não é mesmo?
Mas entre um nome e outro sempre aparece em shampoos comuns o Lauryl Éter Sulfato de Sódio (Sodium Lauryl Ether Sulfate), a substância que ajuda o produto a fazer espuma. Ele é um dos ingredientes nocivos aos seus cabelos.
Portanto, confira outras substâncias que você precisa evitar para iniciar o low poo:
Sulfatos | Petrolatos | Parabenos |
Sodium Laureth Sulfate
Ammoniun Lauryl Sulfate Sodium Myreth Sulfate Sodium Lauryl Sulfate Ammonium Laureth Sulfate Sodium Trideceth Sulfate Sodium C14-16 Olefin Sulfonate Ethyl PEG-15 cocamine sulfate Sodium Alkylbenzene Sulfonate Sodium coco-sulfate Dioctyl Sodium Sulfosuccinate TEA-doedecylbenzenesulfonate TEA Lauryl Sulfate |
Óleo Mineral/Mineral Oil
Parafina Líquida/Paraffinum Liquidum Isoparafina/Isoparafin Petrolato/Petrolatum Vaselina/Vaselin Dodecano/Dodeceno Isododecano/Isododeceno Alcano/Alkane Hidrogenated polysobutene |
Methylparaben
Butylparaben Propylparaben Etylparaben |
Além disso, há outras substâncias, como os silicones solúveis e insolúveis que podem ser adotados por quem faz Low Poo. É claro que um ou outro pode acumular nos fios, deixando as madeixas pesadas e sem vida. Nesse caso, o shampoo com sulfato está liberado, mas não para ser usado sempre, visto que o uso contínuo se torna um grande problema.
Mas qual o efeito dos silicones para o low poo?
O silicone é responsável pelo condicionamento dos fios, tornando os cabelos mais sedosos, brilhantes e com menos frizz. Alguns deles, por exemplo, conferem um condicionamento maior, por isso que, às vezes, quando você usa o shampoo e a máscara de hidratação, não sente necessidade do condicionador.
Veja abaixo os tipos de silicones:
Solúveis
Insolúveis
Já vimos que um shampoo livre de sulfatos e outros proibidões garantem mais leveza e saúde aos fios, mas é preciso conhecer os agentes de limpeza que limpam de forma suave o couro cabeludo e as pontas.
Esses produtos se chamam agentes surfactantes e ajudam a promover a limpeza sem agredir as madeixas. Sendo assim, veja abaixo a lista de agentes surfactantes que você pode usar na técnica do low poo:
O ponta pé inicial da rotina de cuidados com a técnica low poo é ter produtos sem os chamados proibidões (petrolatos, parabenos, sulfatos), no entanto, o recomendável é usar um shampoo com sulfato (sem derivados do petróleo) pela última vez.
Após o uso desse shampoo com sulfato, é importante seguir estas instruções:
Higienize todos os acessórios capilares – escovas, pentes, presilhas que tiveram contato com substâncias danosas, como parabenos, podem ser lavados com água morna e xampu com sulfato.
Use produtos livres de sulfatos – Não basta um shampoo sem sulfatos, é preciso que o hidratante, creme de pentear, finalizadores e óleos capilares sejam livres de ingredientes agressivos também para surtir efeito.
Hoje, existem uma infinidade de shampoos, cremes, condicionadores e finalizadores liberados para a técnica low poo. Aqui aproveitamos para listar os produtos bons e baratos também, veja só:
Agora que você sabe identificar quais os produtinhos são liberados para low poo e que todos eles, sem exceção, precisam ser livres de sulfatos, parabenos e derivados de petróleo (petrolatos), fica mais fácil comprar, não é?
Além de shampoos, essas marcas também oferecem condicionadores, máscaras e leave-in para essa técnica. Não está satisfeita? Então assista a esse vídeo da Morena Raiz, pois ela tem alguns produtos preferidos para fazer low poo. Vai que um deles seja do seu interesse, não é?
Você sabe quais são as vantagens de fazer um curso de cabeleireiro online? Certamente em meio a tanta tecnologia você…
A trança embutida 2021 é aquele penteado ideal para quem deseja um visual romântico, seja para o dia a dia ou para…
Sabemos que o cabelo loiro necessita de maior atenção e cuidados. O matizador, por exemplo, é um produto que não pode faltar…
Apesar de muita gente achar que não, há uma diferença entre o tonalizante ou tintura. Ainda não sabe qual é?…
Muitos ainda não sabem, mas o óleo de rícino é um grande aliado para o crescimento capilar. Então, se você deseja que…
Apesar de ser um ingrediente bastante utilizado na cozinha, o amido de milho também é um produto capaz de ajudar…